10 curiosidades sobre ‘Luca’ + o que achamos do filme

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Twitter.

Depois de muita ansiedade e expectativa Luca está entre nós!

A nova animação da Disney-Pixar chegou na semana passada ao Disney+ prontinha para encantar adultos e crianças.

Por isso, preparei 10 curiosidades sobre o filme para você saber um pouquinho mais sobre a produção e a história. E depois você confere minha resenha do filme.

LEIA MAIS

Luca, da Disney-Pixar, chega ao McLanche Feliz este mês

10 curiosidades sobre Luca da Disney-Pixar

Inspirações

Luca é inspirado na infância do diretor Enrico Casarosa e seu amigo Alberto (assim como no filme) que ele conheceu aos 12 anos. O cineasta cresceu em Gênova, cidade portuária da Itália e este cenário também serviu de inspiração para o filme.

Enrico Casarosa cita o grande Federico Fellini como uma das grandes inspirações para o filme. Também filmes como A Princesa e o Plebeu e A Estrada da Vida (que contam com pôsteres criados para Luca em algumas cenas), mitos italianos e outros cineastas, como o japonês Hayao Miyazaki, um dos fundadores do lendário Studio Ghibli: Portorosso, aliás, o nome da cidade onde se passa a trama, é uma brincadeira com Porco Rosso, uma das obras de Miyazaki. A estética do filme foi inspirado nos longas em stop motion do diretor Wes Anderson e do estúdio Aardman Animations, responsável por longas como Fuga das Galinhas e Wallace e Gromit.

Girolamo Trombeta

Você também deve ter se perguntado quem é Girolamo Trombeta. De acordo com o diretor, a fala de Alberto “Piacere, Girolamo Trombetta” é uma brincadeira comum entre as crianças na Itália da época da sua infância. É basicamente um cumprimento com um aperto de mão e pode ser traduzida como “Prazer, meu nome é Trombone Torcido” e, enquanto você se apresenta, você faz o aperto de mão.

Você já viu essas caras

Não é por acaso que você deve ter achado alguns personagens de Luca semelhantes aos do curta La Luna. O curta também foi dirigido por Casarosa, que inclusive brincou no Twitter que “contratou os mesmos atores digitais para os dois filmes”.

Referências

As conhecidas referências que aparecem em todos os filmes da Pixar não podiam ficar de fora de Luca. A bola Luxo aparece sobre um telhado durante a corrida e o A113 também aparece, em um bilhete de trem:

Outra grande referência é o livro Pinocchio no quarto de Giulia, uma versão original do livro Le Avventure di Pinocchio que serviu de inspiração para o longa da Disney de 1940. No quarto também podemos ver uma pelúcia do Donald.

Visita

Para produzir o filme, a equipe viajou para vilas litorâneas da Itália e fotografou detalhes e arquitetura. Mas também provou muita comida! Casarosa inclusive levou os companheiros para almoçar na casa dos seus pais em Gênova.

Ambiente realista

Todas as vozes de fundo de crianças no filme foram gravadas por crianças locais na Itália.

Homenagem

Quando Luca e Giulia olham pelo telescópio, ela menciona que o objeto pertence ao “Velho Bernardi”. Essa é uma homenagem ao grande amor que Chris Bernardi, supervisor de set, tem pela astronomia e astrofotografia. Tanto é que Bernardi possui seis telescópios.

Trilha

A trilha sonora deveria ter ficado a cargo de Enio Morricone, um dos maiores compositores do cinema italiano. Porém ele morreu em julho do ano passado e a trilha foi composta por Dan Romer.

Home office

Luca foi o primeiro filme da Pixar a ser feito praticamente todo em home office – o mais recente lançamento do estúdio, Soul, já estava com a produção bem avançada quando a pandemia começou. A data de estreia do filme, porém, não foi adiada: Luca estava previsto para 18 de junho de 2021 desde o primeiro anúncio; porém, claro, inicialmente a Disney e a Pixar pretendiam lançar o filme nos cinemas – com a pandemia, a estreia foi alterada para o streaming.

Dubladores

O elenco original de vozes conta com alguns nomes famosos: os intérpretes dos protagonistas Luca e Alberto são os jovens Jacob Tremblay e Jack Dylan Grazer, que estiveram, respectivamente, em O Quarto de Jack e It. A comediante Maya Rudolph, do Saturday Night Life, interpreta a mãe de Luca. Já a versão brasileira conta com as vozes de Cláudia Raia e Luís Miranda.

Saiba o que achamos de Luca

Vendido como uma história de amizade em um verão italiano inesquecível, Luca vai muito além.

O que vemos na tela, além de um visual de encher os olhos, é uma história sobre duas crianças buscando seu lugar no mundo. E aqui você pode fazer a leitura que preferir: dois personagens “deslocados” que precisam fingir que são algo que não são para serem aceitos (no final do filme, aliás, há uma pequena cena bem representativa disso e uma fala da mãe de Luca que diz mais do que muito filme por aí).

Mas, acima de tudo, Luca é um filme que nos fala de respeito, lealdade, amizade, conquistas, aceitação. Ilustrado na figura de duas crianças que na verdade são monstros marinhos querendo descobrir o mundo dos humanos, a nova animação da Disney-Pixar nos leva numa jornada de descoberta e, mais uma vez, traz um final não-definitivo (assim como em Soul).

LEIA MAIS: ‘Luca’ e a conhecida história de mentir sobre quem você é para ser aceito

Luca não traz uma história fechada, deixa muito claro que trata-se apenas de um verão na vida daqueles personagens. Um verão que será sim definitivo para as suas vidas e que vai mudar tudo dali em diante, mas é apenas um recorte.

Se a força de Luca está em seus protagonistas e suas histórias, talvez a maior fraqueza esteja em seu “vilão”, o adolescente Ercole. Mimado e egoísta, o personagem soa quase deslocado ao ser estereotipado demais em meio a tantos personagens mais “naturais”.

Assim como Em Um Bairro de Nova York, que também estreou esta semana, Luca fala de seres em busca de encontrar o seu lugar no mundo, de serem aceitos como são. E aqui, novamente, você pode fazer a leitura que mais lhe couber. Mas se, em algum momento você já sentiu que precisou ser quem não era para se encaixar (seja por qual motivo for), não tem como você não se apaixonar e se identificar com a história de Luca, Alberto e Giulia.

18 comentários em “10 curiosidades sobre ‘Luca’ + o que achamos do filme

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑