Aqui vai a minha lista dos melhores filmes de 2013. Lembrando que muitos dos oscarizáveis ainda não estrearam por aqui e só chegarão ano que vem. Clique nos títulos para ler as resenhas aqui do site.
Drama, policial e suspense num filme que demora pra engatar mas fica excelente.
Um dos maiores clássicos da literatura norte-americana pelas mãos de um dos diretores mais criativos dos últimos anos.
Chamada de Emergência
Suspense de prender na cadeira. Inesperadamente muito bom.
Almodóvar em seu melhor, lembrando que foi nas comédias que fez sua carreira e alguns de seus melhores filmes.
Roteiro rápido que vai e volta no tempo, edição frenética e história que se transforma segundo a segundo.
Filme de mágica onde nos encantamos como crianças em espetáculo de festa. Divertido, inteligente e esperto.
Sequência-que-vem-antes de Monstros SA que mostra como Mike e Sully se conheceram. Tome lições de valores e amizade e visual de cair o queiro. Selo PIXAR de qualidade.
Uma animação inusitada sobre uma família que possui uma loja com materiais para se suicidar numa cidade triste. Inusitado e extremamente divertido.
Um dos melhores filmes de suspense dos últimos anos. Fenômeno nos EUA com razão, a história da noite onde qualquer crime é permitido é de tirar o sono.
Uma comédia para gargalhar, o filme sobre o traficante que precisa mentir que tem uma família tradicional para cruzar a fronteira traz texto rápido e, ao contrário do que o título brasileiro possa supor, é até bem inteligente.
Indiscutivelmente o melhor filme do ano, a história da astronauta que fica solta no espaço emociona e encanta visualmente.
Os Suspeitos
Outro ótimo suspense sobre um pai que tortura o suspeito de ter sequestrado sua filha. Ótimas performances de Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.
A Vida Secreta de Walter Mitty
Fantasia, romance, comédia e aventura se misturam numa história simples e encantadora sobre descobrir seu lugar no mundo.
O melhor filme brasileiro do ano. O filme ingênuo e hilariante do homem em busca de um sonho e de sua paixão pelo cinema não causou nenhum alarde, mas há anos o Brasil não produz algo tão bom.
Pode até ser que não esteja no mesmo nível dos filmes anteriores de Richard Curtis (mesmo roteirista de 4 Casamentos & 1 Funeral, Notting Hill e Simplesmente Amor), mas ainda assim possui aquele charme e inteligência ingleses que aparentemente só ele consegue dar aos filmes.